leite de magnésia leite de magnésia

Leite de magnésia: o que é e como usar

5 minutos para ler

O que é?

Leite de Magnésia é o nome comercial da solução aquosa de hidróxido de magnésio [Mg(OH)2]. Vende-se como medicamento para tratar azia e prisão de ventre e encontra-se em qualquer farmácia com um preço bem acessível.

Para entendermos um pouco sobre como ele funciona, é importante saber que o Hidróxido de magnésio é um composto alcalino, e como tal ele apresenta propriedades que neutralizam ácidos, o que o permite ter várias utilidades para o nosso dia a dia.

Para que serve o leite de magnésia?

O uso mais comum e tradicional do leite de Magnésia é como redutor de acidez estomacal e alívio de azia, devido à sua propriedade neutralizadora.

Também usa-se muito como tratamento para prisão de ventre, porque o hidróxido de magnésio atua na retenção de líquido no intestino, ajudando a amolecer as fezes. Dessa forma, facilitando a evacuação em pacientes com prisão de ventre.

Além do seu uso tradicional como antiácido e como laxante, usa-se o leite de Magnésia ainda para curar aftas, para tratar e prevenir acnes, e até mesmo como desodorante.

Veja a seguir como utilizar o leite de magnésia para cada uma dessas situações.

Como usar o leite de magnésia

Antiácido

O leite de magnésia é usado como antiácido por conter propriedades alcalinas que neutralizam o ácido clorídrico (HCl) contido no estômago. Dessa forma, ameniza a azia e as dores de estômago.

De acordo com a bula do produto, as doses recomendadas para o uso de leite de magnésia como antiácido em adultos e crianças são diferentes.

Para as crianças de 2 a 11 anos:

  • A dose deve ser de 1 colher de chá (5 ml), podendo consumir no máximo 30 ml (2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá) a cada 24 horas.

Os adultos e as crianças a partir de 12 anos:

  • Devem tomar de 1 colher de chá (5 ml) a 1 colher de sopa (15 ml). É permitido repetir a dose, mas não pode ultrapassar a dose diária máxima, de 3 colheres de sopa (45 ml) a cada 24 horas.

O período máximo de uso recomendado deste medicamento como antiácido é de 14 dias consecutivos.

Laxante

Para o uso do leite de magnésia como laxante, as doses também variam para adultos e crianças.

Adultos e crianças a partir de 12 anos devem tomar de 2 a 4 colheres de sopa (30 a 60 ml) uma vez ao dia.

Já as crianças entre 6 e 11 anos devem tomar de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia.

Para crianças de 2 a 5 anos, a dose recomendada cai para 1 colher de chá a 1 colher de sopa (5 a 15 ml) ao dia.

O período máximo de utilização do leite de magnésia como laxante é de 3 dias consecutivos.

Aftas

Um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta é a acidez da boca. Lembra-se da propriedade de neutralização de ácidos? Vai acontecer aqui também. O leite de magnésia ajuda a neutralizar a acidez da boca, responsável pelo aparecimento das aftas.

Para usá-lo, basta misturar 1 colher de sopa de leite de magnésia com 1 copo de água e fazer gargarejos com essa mistura de uma a duas vezes por dia.

Mas lembre-se que ele também serve como laxante, então não é recomendado engolir.

Acne

O leite de magnésia pode ser um aliado no combate à acne, porque reduz a oleosidade e a acidez da pele.

Para usá-lo nesse tratamento, dilua o mesmo em água, aplique a solução sobre o rosto após o banho usando um algodão, deixe secar naturalmente e enxágue com água.

Não se esqueça de usar protetor solar sempre que for sair para evitar o surgimento de manchas escuras na pele.

Desodorante natural

O leite de magnésia pode ser um ótimo desodorante natural, já que ele neutraliza a acidez do suor e interrompe a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.

Modo de usar:

 Basta diluí-lo em água e colocar a mistura em um potinho com borrifador. No entanto, se você preferir, também é possível aplicá-lo direto na pele com o auxílio de um algodão. Dessa forma, essa é uma alternativa bastante sustentável.

Já que usando o leite de magnésia como desodorante natural, você estará substituindo os desodorantes comuns industrializados que contém substâncias químicas que podem fazer mal ao meio ambiente e ao seu corpo.

Cuidados com o Leite de Magnésia

Deve-se ter alguns cuidados com o uso do leite de magnésia:

É importante que o consumo do produto seja feito sob orientação médica, pois pode causar efeitos colaterais como dor abdominal, diarreia e desidratação se utilizado em excesso.

Nunca consuma mais do que a quantidade recomendada e sempre leia a bula para conferir se você não é alérgico a nenhum dos componentes do produto. Além disso, seu consumo não é indicado para mulheres grávidas e para crianças menores de 2 anos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp