O que é a GRI?
A Global Reporting Initiative (GRI), nome que em português significa Iniciativa Global de Relatórios, é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 1997 em Boston.
Essa organização promove o uso de relatórios de sustentabilidade por parte das empresas com o objetivo de auxiliá-las a gerenciar seus negócios, tomando melhores decisões que criem benefícios econômicos, ambientais e sociais.
A GRI fornece os padrões mais usados do mundo para relatórios de sustentabilidade, os Padrões GRI, também chamados de Relatórios GRI.
O que são os relatórios GRI?
Os relatórios GRI são um conjunto de diretrizes e indicadores criados pela Global Reporting Initiative que são usados pelas empresas para relatar seu desempenho e desenvolver estratégias de gestão voltada para as questões socioambientais e econômicas.
Atualmente, os tópicos relacionados aos problemas ambientais e aos impactos negativos causados pelas atividades das empresas passaram a ser um assunto bastante discutido no mundo. Com isso, as empresas estão começando a entender a importância de adotar práticas que colaborem com a sociedade e o meio ambiente.
Através dos relatórios de sustentabilidade, a GRI ajuda as empresas a se responsabilizar pelos impactos causados pelos seus negócios fornecendo um padrão global para apresentar esses impactos ao público e comunicar como eles são gerenciados. Os padrões dos relatórios GRI permitem que a organização relate informações que demonstrem os seus desempenhos e os impactos que suas atividades causam na economia, no meio ambiente e na sociedade.
Esses padrões tornam públicos os resultados, investimentos e iniciativas da empresa no que se refere à sustentabilidade, apresentando assim a imagem e as atitudes da empresa diante das questões socioambientais.
Como elaborar o Relatório?
Qualquer organização, grande ou pequena, pública ou privada, de qualquer setor, pode usar os Padrões GRI. As empresas que quiserem implementar os relatórios GRI não precisam necessariamente reportar todos os indicadores, elas podem selecionar os dados mais relevantes para relatar informações para usuários ou propósitos específicos, como por exemplo, relatar os impactos das mudanças climáticas para seus investidores e consumidores.
Há duas opções para elaboração do relatório de sustentabilidade:
- Essencial: apresenta apenas as informações que são necessárias para que seja possível entender a natureza da empresa, sua gestão e relatar seu desempenho econômico, ambiental e social. As informações essenciais são determinadas com base na materialidade da empresa, isso é, os indicadores a partir dos quais são definidos os temas mais importantes que representam as atividades da empresa.
- Abrangente: contém informações mais detalhadas, apresentando dados sobre tópicos como estratégia, governança, ética e integridade.
Dentro de cada uma dessas opções há mais categorias e subcategorias que possuem seus critérios de padronização. Para saber mais sobre todos os critérios e padrões, leia o manual disponibilizado pela própria GRI.
As vantagens de apresentar o Relatório GRI
Apresentar relatórios GRI demonstra uma organização responsável e comprometida em ser transparente e honesta com seus clientes e investidores. Se alinhar a essa iniciativa é uma forma de posicionar a empresa como uma organização que se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade.
Além disso, os relatórios ajudam a organização a compreender e gerenciar melhor os impactos que suas ações geram na sociedade e no planeta. Através dos relatórios a empresa é capaz de identificar e reduzir riscos, ter uma maior compreensão das forças e fraquezas da empresa, melhorar a gestão e ter atitudes para se tornar uma organização mais responsável e confiável no mercado.
Os padrões GRI também são altamente relevantes para as partes interessadas. Os relatórios ajudam os chamados stakeholders a entender o que se pode esperar de uma organização, e é neles que o público da empresa se baseia para fazer análises e comparações entre outras organizações.
Dessa forma, considerando todos os benefícios citados, aderir ao relatório sustentável também é uma excelente forma de marketing. Através da divulgação dos relatórios, a empresa ganha mais credibilidade no mercado, melhorando de forma significativa a sua imagem e reputação.