fbpx
fazenda sustentavel

Fazenda sustentável: o futuro do agronegócio mundial

Veja as práticas e ações das fazendas mais sustentáveis do Brasil 

 A preocupação com a conservação dos recursos naturais, valorização e desenvolvimento humano, alta rentabilidade, alto desempenho na produção de alimentos, fibras ou energia com baixo impacto ambiental são alguns dos atributos dado a uma fazenda sustentável. Nos últimos anos, os caminhos da agricultura e da sustentabilidade passaram a se cruzar, e o desenvolvimento do setor agropecuário se alinha, cada vez mais, com ações sustentáveis no campo. 

Como se tornar uma fazenda sustentável:

  1. Aperfeiçoar a gestão de todo o processo produtivo, inclusive a logística para o recolhimento e destinação;
  2. Adequar os resíduos da produção e embalagens de defensivos agrícolas;
  3. Utilizar recursos naturais sempre de forma consciente;
  4. Promover ações de conscientização e educação, objetivando o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva;
  5. Reduzir emissões de gases de efeito estufa, priorizando as alternativas mais limpas;
  6. Utilizar de sistemas inteligentes de reuso de materiais e água;
  7. Promover eficiência energética utilizando soluções de iluminação e ventilação.

 A fazenda sustentável é uma tendência crescente no Brasil e no mundo inteiro. Na Bahia, essas fazendas se espalham por todas as regiões do estado e servem de incentivo e inspiração para muita gente, mas é em Minas Gerais que elas ganharam um destaque maior. Segundo matéria do portal Globo Rural, as grandes campeãs do Segundo Prêmio Fazenda Sustentável, concurso nacional que premia as propriedades com maiores níveis de sustentabilidade, são fazendas mineiras. 

  A sexta edição do Prêmio Fazenda Sustentável contou com 81 propriedades inscritas. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora. Trinta e quatro (34) fazendas foram selecionadas para seguir concorrendo. Foram usados os seguintes critérios: cadastro ambiental rural (CAR); licença ambiental aplicável; coleta seletiva e áreas de preservação permanentes (APP) totalmente preservadas, além de os proprietários nem as fazendas terem sido vencedores do prêmio nos últimos 5 anos.A grande campeã do 6º Prêmio Fazenda Sustentável de 2019 foi a fazenda Pinhal, localizada no município de Santo Antônio do Amparo (MG) . 

Há seis gerações no café, família Teixeira alia tecnologia e gestão sustentável da lavoura à preservação da flora e da fauna. Ao receber o prêmio de primeiro lugar, Pedro Garraba Tavares Reis disse “A sustentabilidade é uma sementinha que a gente vem plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. No início, a gente quer mudar o mundo, mas a gente vê que não pode, então a gente muda o que pode. A sustentabilidade  é uma escada, subindo um degrau a cada dia. Obrigado pelo prêmio”.

A propriedade tem 42% de área preservada. Em uma visão aérea, os 446 hectares de cafezais convivem com o cultivo de eucaliptos e a floresta de árvores nativas. Em 2011, foram implantadas 110 mil mudas em uma área de 70 hectares, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, destinou-se um espaço para o projeto de reabilitação e soltura de animais silvestres. 

   As ações sustentáveis vão além dos cuidados com a florestas e os animais. A Fazenda Pinhal conseguiu certificações para o café arábica que não somente impactou positivamente o preço do grão, como permitiu diminuir o consumo de água, de fertilizante, defensivo e combustível. A propriedade ainda instalou painéis solares para geração de energia e tem parceria com escolas para que estudantes participem do plantio de árvores na propriedade.

Exemplo de Fazenda Sustentável    

Fazenda Irarema 

(Vista superior da fazenda Irarena)

   Dentre as 34 fazendas selecionadas, está a fazenda Irarema, em São Sebastião da grama (SP). Essa fazenda foi visitada pela equipe do Meio Sustentável e foi observado que a fazenda coloca em prática e de maneira genuína o conceito de desenvolvimento agrícola e rural sustentável, uma vez que atende às necessidades do presente sem comprometer as capacidades das gerações futuras. Além da própria fabricação do azeite e a loja para a comercialização, a fazenda possui uma loja de sabonetes artesanais e uma loja de carnes, tudo produzido com a matéria prima da própria fazenda. O qualidade do azeite de oliva foi comprovada em Nova York, com o prêmio “Best in Class”, sendo considerado o melhor azeite do mundo na categoria Blend Delicate.

(Loja de produtos sustentáveis – Fazenda Irarema)

   A fazenda Irarema foi uma das primeiras no Brasil a adquirir a energia solar. Aplicam como essência da empresa um desenvolvimento agrícola sustentável com a conservação da base de recursos naturais, com redução de desperdícios, controle de poluentes, reciclagem e reuso dos descartes como adubo e como matéria prima para os sabonetes fabricados na fazenda e no uso de energia renováveis.

   A família que cuida da fazenda e dos produtos produzidos nela preocupam bastante com o meio ambiente, respeitando sempre a biodiversidade, a conservação, educação ambiental e principalmente o compromisso com a valoração das pessoas que visitam a fazenda.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.