fbpx
reciclagem de borracha

Reciclagem de borracha: importância e como lucrar

 O conceito de sustentabilidade tem atraído a atenção e o interesse público nos últimos anos. Entre os assuntos discutidos, o aumento de resíduos e a reciclagem tem sido pautas de discussões entre especialistas. A reciclagem tem um papel de grande importância na redução dos impactos ambientais, uma vez que vários produtos apresentam potencial para serem reutilizados. Entre esses produtos, a borracha.

A borracha está entre os principais produtos para a reciclagem, pois, o reuso dos materiais feitos de borracha, sejam eles tubos, chapas, pneus velhos ou quaisquer outros produtos, pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento.

Processo de reciclagem:

 Além dos pneus, temos os rejeitos da indústria de artefatos como produtos para reciclagem. A estimativa é que em 2005 em torno de 20,6 milhões toneladas de borracha, entre natural e sintética foram consumidas no mundo e se calcula que, na média, gera-se 10 % de resíduos durante o processo, os números dão uma boa ideia da dimensão do problema.

Os pneus são responsáveis por cerca de 70 % da borracha consumida. Essa utilização dos pneus é  amplamente justificada, sendo que são utilizados em automóveis, caminhões, aviões e veículos todo-o-terreno usam e abusam de pneus de borracha durante a operação.

O pneu é um fenômeno se considerarmos seus números: 2 milhões de pneus novos são fabricados todos os dias, somando 730 milhões de pneus fabricados ao ano no mundo todo. Já o descarte é também impressionante, são 800 milhões de pneus descartados anualmente pelo mundo, sendo que, só no Brasil são descartados 17 milhões de pneus anualmente.

Composição do pneu

O pneu é o principal objeto descartado a partir da borracha. 

Composto por:

– 30% de borracha sintética

– 10% de borracha natural

– 60% de aço e tecidos de lona

Destaca-se a separação da borracha dos demais itens por meio de cortes. Em seguida o processo de purificação em peneiras é feito. As lascas são moídas e colocadas em processo de digestão em vapor d’ água, juntamente com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha.

É importante lembrar que um outro tipo de reciclagem é a forma de  recauchutar o pneu. Nesse processo  são adicionadas novas camadas de borracha no pneu já “careca”. Esse processo é extremamente benéfico e econômico, pois estende a vida útil do pneu em 40% e economiza até 80% de energia.   O Brasil se encontra em 2º lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus, um pneu de avião a jato pode ser recauchutado até 30 vezes e a  reciclagem e reaproveitamento dos pneus no Brasil corresponde a cerca de 30 mil toneladas .

Formas inadequadas de descarte de pneus e suas consequências no ambiente

  • Jogados em terrenos baldios, pois por causa de seu formato, eles acumulam água da chuva no seu interior, servindo de local onde os mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a febre amarela, colocam seus ovos.
  • Colocados em lixões, misturam-se com o resto do lixo, absorvendo os gases liberados pela decomposição, inchando e estourando. Acabam sendo separados e abandonados em grandes pilhas em locais abertos, junto a esses lixões.
  • Queimar os pneus podem causar incêndios, pois cada pneu é capaz de ficar em combustão por mais de um mês, liberando mais de dez litros de óleo no solo, contaminando a água do subsolo e aumentando a poluição do ar. Isso é proibido pela legislação ambiental !
reciclagem de borracha

Malefícios da reciclagem de borracha

A indústria da borracha enfrentou seus próprios desafios quando se trata de reciclagem. A borracha sintética é difícil de gerenciar devido a três fatores principais:

  • Grande volume de resíduos
  • Durabilidade do material
  • Perigos que envolvem manuseio e armazenamento

Até recentemente, a tecnologia e a infraestrutura para lidar com esse desperdício não existiam. Felizmente, décadas de esforço conjunto culminaram em programas eficazes de reciclagem de borracha. Os pneus velhos podem encontrar uma nova vida como superfícies de playground, tapetes ou até paradas de estacionamento resistentes a impactos. O sucesso da reciclagem de borracha lança luz sobre um futuro promissor no gerenciamento de resíduos não biodegradáveis.

Benefícios da reciclagem de borracha:

 Em certas aplicações, a borracha moída possui propriedades únicas superiores aos materiais tradicionais:

  • Absorção de impacto
  • Absorção sonora
  • Antiderrapante
  • Leve
  • Permeável
  • Isolante
  • Resistente à abrasão e rachaduras

A reciclagem está se tornando mais frequente à medida que instalações capazes começam a funcionar. O esforço de reciclagem é responsável por quase eliminar os enormes estoques dos anos 90. Em 2015, 93% do volume máximo de estoques de pneus nos EUA foi limpo e reciclado . As limpezas similares ocorreram na maioria dos países desenvolvidos. A reciclagem da borracha proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo , evitando uma série de problemas ambientais.

 Além de estar contribuindo com o meio ambiente, o mercado de comercialização de resíduos de borracha é amplo e te possibilita a adquirir uma nova renda. As plataformas para negociar resíduos online são uma excelente ferramenta que auxilia na valorização e comercialização dos resíduos. 

Como lucrar com a comercialização de resíduos de borracha?

 A comercialização de resíduos de borracha, como por exemplo, pneus, é muito lucrativa. Em 2016, foram comercializados no mercado nacional 53.411.924 unidades de pneus.

Através da borracha reciclada são conseguidos vários outros produtos, que são destinados para diversas finalidades, nas quais são usados como materiais para:

  • revestimentos em áreas de recreação
  •  gramados e no quintal
  • áreas de lazer
  •  quadras poliesportivas
  •  tapetes de automóveis
  • colas
  •  câmaras de ar
  •  solados de calçados
  • materiais de limpeza
  • móveis

A reciclagem da borracha pode gerar produtos como artigos de decoração, mosaicos, cestos, tapetes de carros, inúmeros componentes e ferramentas para o setor industrial e de elétrica. Em algumas localidades, a borracha é usada na mistura de outros materiais de construção como cimento e concreto, para pavimentação de ruas, rodovias e estradas. Isso diminui consideravelmente o atrito do pneu dos carros e do pavimento, aumentando a eficiência do veículo e beneficiando a natureza.

Para lucrar com a comercialização de resíduos de borracha é importantíssimo contar com vários pontos de coleta. No Brasil estão cadastrada 1.723 pontos de coleta, dessa forma, só assim a empresa conseguirá a quantidade de resíduo para atender seu cliente.

Outra maneira de lucrar com a reciclagem de borracha é fazer parceria com os fabricantes e importadores de artefatos de borracha, ou buscar por empresas que desejam destinar os resíduos em sites de comércio de resíduos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.