Publicidade

Início  /  

/

Pérola sintética: Tornando o mercado de joias mais sustentável

Após um longo período de testes a LeCarle desenvolveu pérolas sintéticas produzidas a partir de resíduos recicláveis retirados de rios.
Pérola Sintética

Um dos maiores artefatos de composição de estilo e identidade, as jóias de pérolas estão presentes na moda feminina há vários séculos. Sua composição é resultado de um processo único ocorrido na natureza, e por isso, elas são muitíssimo raras.Com a evolução de processos científicos e tecnológicos de produção, foi possível descobrir um novo tipo mais fácil, sustentável e até mais econômico, a pérola sintética.

Mas não se engane, ela não é uma versão pirateada da original. Acompanhe abaixo mais informações sobre esse mercado em ascensão!

Qual é a diferença entre a pérola sintética e a natural?

A maior diferença entre essas jóias está no seu modo de produção. A pérola natural é obtida a partir de uma produção única dos moluscos bivalves (ostras), como um mecanismo de defesa ao sentirem a presença de um corpo estranho. A maturação de uma pérola natural dura cerca de 3 anos, e por isso sua procura é muito alta.

Com o passar dos anos, foi preciso achar um modo de suprir essa demanda pela jóia, com um meio mais barato, prático e sustentável para a vida marinha.Assim, a pérola sintética surgiu como uma perfeita representação das pérolas naturais.

As sintéticas são resultado da pulverização do material das naturais. O resultado obtido é um material fundido e cristalizado que apesar de ser produzida em laboratório, a gema sintética tem propriedades físicas muito semelhantes à pérola natural, por tal motivo também é muito valiosa.

Quais são os tipos de pérolas?

Muito já se sabe sobre as pérolas naturais e sintéticas, mas você conhece essas outras representações da jóia?

  • Pérola Cultivada: Em cativeiro, os criadores introduzem propositalmente o corpo estranho na ostra e esperam até que o trabalho seja concluído em três anos. Entretanto, nem sempre o trabalho sai como o esperado. A pérola pode sair em condições inapropriadas para comercialização, são as chamadas pérolas barrocas.
  • Pérola Shell: as pérolas Shell são imitações perfeitas da gema natural e muito usadas na produção de semijoias. São feitas de porcelana ou resina e cobertas com um pó de madrepérola, podendo chegar a ser até mais bonitas que as próprias pérolas naturais.
  • Pérola Artificial: são produzidas com esfera de vidro ou plástico, feitas a partir de uma cópia do processo natural.

O mercado de joias de pérolas

O mercado das pérolas atualmente se destaca por sua grande variedade. As pérolas são eternizadas no mundo da moda e nas grandes joalherias mundo afora. Os brincos de pérola e os colares são exemplos disso, variando em cores e modelos e suas joias são uma das mais reconhecidas e usadas.

Conheça a Lecarle: Empresa que produz pérola sintética de resíduos reciclados retirados dos rios

LeCarle

Pensando no mercado em ascensão das pérolas sintéticas, a Lecarle nasce de uma paixão e um desejo pulsante pela busca de novos significados. A marca veio com o objetivo de promover um mercado mais limpo e sustentável das jóias, sem perder o seu charme.​

As pérolas da Lecarle não são aquelas pérolas sintéticas comuns. Ao contrário das construídas com plástico e esmalte, o produto é montado com uma liga que utiliza um corante natural, comestível e sem nenhum químico. Essa composição cria um efeito perolado de coloração semelhante ao da jóia natural, que não descasca e aumenta sua durabilidade.

Além disso, as gemas são parte de resíduos sólidos reciclados retirados dos rios, mostrando-se uma alternativa consciente para o meio ambiente. A empresa reaproveita o plástico que já existe, ao invés de desperdiçar mais resíduos na produção das pérolas.

Todos os resíduos utilizados são retirados do projeto social do ativista ambiental Diego Saldanha que construiu uma Eco-barreira que retém o lixo que é arrastado pela correnteza. Desde 2017, o projeto já retirou mais de 10 toneladas de resíduo das águas do Rio Atuba.

A proposta da Lecarle é trazer ao mercado da joalheria um novo conceito: repensar, e retirar o que não deveria estar nos oceanos. Conheça mais sobre o trabalho deles!

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Conteúdos Relacionados

Práticas ESG: entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

Empresas ESG: entenda a importância do ESG nos negócios

marketing verde

Marketing verde: saiba o que é e como utilizá-lo em sua empresa

O que é mercado livre de energia: saiba quais são os benefícios

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Reciclagem

Reciclagem de latas: entenda a importância  e saiba como funciona

O alumínio é um dos materiais mais eficientes quando falamos de reaproveitamento. Descubra como funciona a reciclagem de latas e
Reciclagem

Reciclagem de alumínio: importância, benefícios e como fazer

A reciclagem de alumínio é uma prática importantíssima que tem ganhado cada vez mais destaque na busca por soluções sustentáveis.
Reciclagem

Descarte de eletrônicos como fazer: tudo o que você precisa saber

Descarte de eletrônicos como fazer: o lixo eletrônico ou e-lixo, refere-se aos aparelhos eletrônicos que não têm mais utilidade. Entenda
metais recicláveis como latas
Reciclagem

Metais recicláveis: descubra como é feita a reciclagem de metal

Descubra o processo da reciclagem de metais e como transformar resíduos metálicos em novos produtos, promovendo sustentabilidade e preservação ambiental.
Planeta

ABNT PR 2030: saiba o que é e como incorporar na sua empresa

A ABNT PR 2030 surge como uma importante diretriz, promovendo ações concretas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)!
Reciclagem

Guia completo óleo de cozinha reciclagem: entenda como fazer

O óleo de cozinha é um dos resíduos mais comuns nas nossas casas e muitas vezes é descartado de maneira
Reciclagem

Guia completo sobre reciclagem de pilhas: importância e cuidados

Pilhas são essenciais, mas seu descarte inadequado pode causar graves impactos ambientais. Confira nosso guia completo sobre reciclagem de pilhas!
Biodiversidade

Biomassa: entenda o que é, vantagens e os produtos derivados

Além de ser uma opção ambientalmente amigável, a biomassa oferece uma série de vantagens, como a redução de emissões de