A Natura iniciou um projeto para eliminar o plástico de uso único de suas amostras de perfumaria, como parte de seu compromisso de tornar todas as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até o final da década.
A empresa está substituindo gradualmente as embalagens de plástico por embalagens de papel proveniente de fontes renováveis e certificadas, em parceria com a Suzano, uma empresa especializada em bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto.
As amostras de fragrâncias, que atualmente são feitas de plástico virgem, serão substituídas por plástico 100% reciclado. Essa mudança resultará na redução de aproximadamente 83 toneladas de plástico de uso único descartado no meio ambiente a cada ano, evitando sua chegada aos ecossistemas marinhos.
A problemática do plástico
Um relatório da Fundação Ellen MacArthur intitulado “Breaking the Plastic Wave” estima que, se não forem tomadas medidas urgentes, o volume de plásticos no mercado dobrará até 2040, o volume anual de plástico que entra nos oceanos quase triplicará e a quantidade de plástico nos oceanos quadruplicará, atingindo mais de 600 milhões de toneladas.
Somente no Brasil, são despejadas 325 mil toneladas de lixo plástico no mar a cada ano.
Outro estudo da Worth Global Style Network (WGSN) revela que atualmente 90% das embalagens plásticas no mundo são descartáveis e só podem ser recicladas uma vez, levando centenas de anos para se decompor, apesar de serem utilizadas por apenas alguns minutos.
Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura, explica que o projeto de eliminação do plástico de uso único teve início com as amostras das fragrâncias da linha Kaiak Vital, que tem uma conexão especial com o mar e busca combater a poluição das águas.
A empresa reconhece a importância de enfrentar esse problema e criar soluções para mudar essa realidade. As embalagens da linha refletem essa preocupação e são feitas de materiais que respeitam os oceanos.
O projeto da Natura
Atualmente, as embalagens das fragrâncias Kaiak contêm mais de 50% de plástico retirado do litoral e são projetadas para utilizar 20% menos plástico, além de conter até 30% de vidro reciclado.
A meta da Natura é reaproveitar 102 toneladas de plástico em um ano.
A empresa busca constantemente encontrar alternativas e soluções para o problema da poluição plástica. Eliminar o plástico de uso único das amostras de perfumaria é um passo importante para diminuir o tempo de decomposição do material e mitigar o impacto negativo no meio ambiente.
As novas embalagens feitas de papel estarão disponíveis por meio das Consultoras de Beleza em todo o Brasil.
Atualmente, 81% das embalagens da Natura já são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. O objetivo é chegar a 100% até o final da década, migrando de modelos de uso único para modelos reutilizáveis e adotando alternativas mais sustentáveis, como o papel.
Além disso, os frascos de perfumaria da Natura já são feitos com até 30% de vidro reciclado. Essas metas fazem parte da Visão 2030 do grupo Natura&Co, também conhecido como Compromisso com a Vida, que inclui o objetivo de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2030.