O The Town realizou sua primeira edição apresentando ao público ativações de marcas extremamente importantes e relevantes. Entre elas, o McDonald’s marcou presença em seu terceiro festival, levando, além do sanduíche oficial do The Town, ações de sustentabilidade que representam a atuação da rede em suas unidades em todo o país. Em visita ao espaço da marca no evento, o Meio Sustentável conversou com Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe.
Marie Tarrisse conta que são cerca de 1,1 mil restaurantes McDonald’s no Brasil e que essa escala proporciona muitas oportunidades de gerar impacto positivo. A estratégia socioambiental da empresa se chama Receita do Futuro e abrange a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Para o The Town, o McDonald’s levou ações que promovem a gestão de resíduos responsável e um programa de combate ao desperdício e doação de alimentos.
“A cada festival nós evoluímos as iniciativas que trazemos, sempre tendo como referência o que já é colocado em prática nos restaurantes. No The Town, tivemos a separação correta entre resíduos reciclados e não reciclados, com placas educativas para apoiar o cliente na separação. Além disso, também instalamos a composteira mais potente que já utilizamos, com capacidade para processar 100kg de resíduos a cada ciclo de 10 a 12 horas. Ainda agregamos impacto social ao doar o composto gerado pelo processo para a Favela do Haiti, que fica na região do Autódromo. Existem projetos de hortas comunitárias que foram beneficiadas com a doação”, destaca Marie.
As ações de combate ao desperdício da empresa também foram implementadas nas três cozinhas do mega restaurante montado pela empresa no The Town. Consistindo em processos de identificação e separação de ingredientes que perdem valor comercial, mas que ainda podem ser consumidos, a empresa destina esses alimentos para ONGs da cidade de São Paulo.
“Em cinco meses, já implementamos esse projeto em 70 restaurantes da cidade de São Paulo, doando mais de 3 toneladas nesse período. O objetivo é chegar até 100 restaurantes até o final do ano. No festival, nossos alimentos doados foram destinados ao Projeto Arrastão, que apoia famílias em condição de pobreza”, completa Marie.
Além do fator social, também há o benefício da redução da geração de resíduos orgânicos.
A executiva explica que as iniciativas têm tido uma ótima contribuição do engajamento dos funcionários, que correspondem aos treinamentos e às ações de conscientização.
“A gente viu que a doação de alimentos engajou nossos times a apoiarem a causa do combate ao desperdício e à fome. Muitas vezes pensamos que pode ser mais um processo, mas com nosso time foi ao contrário. Eles se sentiram orgulhosos em cuidar do planeta e ajudar outras pessoas”, aponta.
Outra preocupação da companhia é a comunicação desses projetos para o consumidor, tanto para gerar conhecimento sobre suas práticas quanto para provocar clientes a pensarem mais sobre sustentabilidade, inclusive ao comer no McDonald’s.
“Começamos a investir em festivais no ano passado, com o Lollapalooza, e agora estamos em nosso terceiro. Estamos aprendendo e viemos de uma jornada de descobrimento do que podemos e como podemos aplicar iniciativas que representem o nosso compromisso, ao mesmo tempo que façam com que meu cliente do festival e do restaurante conheça e aprenda com as nossas ações”, destaca Marie Tarrisse.
Geração de oportunidades e diversidade
No caso do McDonald’s, o impacto social vai além das doações e está conectado ao modelo de negócio da empresa. Conhecida como uma das maiores geradoras de oportunidades de emprego formal, a companhia emprega muitos jovens que estão em sua primeira experiência profissional. Marie destaca que todos da equipe que trabalhou no The Town são colaboradores dos restaurantes do McDonald’s, chegando a mais de 400 funcionários da cidade de São Paulo.
“A gente oferece oportunidades para todas as pessoas, especialmente para os jovens, pois não exigimos experiência anterior para a contratação. O que prezamos é que o candidato esteja cursando ou tenha cursado o ensino médio, além de disposição e vontade de aprender”, conta Marie.
A partir da contratação, os funcionários têm acesso a uma trilha de treinamentos que apoia o desenvolvimento de diferentes habilidades e os encaminha para descobrir as funções com as quais tem mais compatibilidade, projetando suas carreiras.
Tarrisse ainda destaca que, apesar de existir uma rotatividade característica do setor, muitos funcionários constroem carreira na companhia por meio das oportunidades.
“Hoje temos profissionais na alta liderança da companhia que tiveram na empresa o seu primeiro emprego. Nosso presidente tem quase 40 anos de casa, tendo começado como atendente. Temos vice-presidentes com mais de 30 anos de McDonald’s e muitos outros exemplos. São pessoas que já estiveram na posição dos jovens de hoje e conhecem essa realidade, então essas trajetórias também são uma inspiração para nossos funcionários e isso é muito valioso”, comenta.
A diversidade e a inclusão também são aspectos muito valorizados dentro do McDonald’s. Atuando a partir de um comitê de diversidade chamado SOMOS, a empresa afirma que promove ações voltadas para a criação de ambientes seguros e respeitosos, além de conscientizar sobre o acolhimento de todas as pessoas. “São vários pilares de atuação, como equidade racial, diversidade de gênero e sexual, pessoas com deficiência, de saúde e bem-estar e até de intergerações”, explica Marie.
O McDonald’s também se destaca como um dos maiores empregadores de pessoas com deficiência, com treinamentos adaptados para que a inclusão vá além da contratação, oferecendo as condições necessárias para que todas as pessoas alcancem seu máximo potencial. Atualmente, são mais de 1,8 mil funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência, dos quais cerca de 70% são pessoas com deficiências intelectuais.
“Nossa parceria com o Instituto Jô Clemente nos apoia no recrutamento e capacitação desse público. Quando contribuímos para o crescimento das pessoas, recebemos uma gratidão das famílias e percebemos uma satisfação nelas que não tem preço”, conta Marie.
A caminho do futuro…
Tarisse destaca que a sustentabilidade para o McDonald’s a atuação socioambiental é uma aliada do negócio.
“A sustentabilidade não é uma concorrente. É agregando que a gente tem mais poder de transformação. Nossas iniciativas no The Town são exemplos de ações construídas em parceria com muitas frentes. Isso é uma aprendizagem e uma boa prática para os próximos eventos”.
Para o futuro, Tarrisse conta que a ideia é conectar cada vez mais as ações do McDonald’s ao público final.
“O McDonald’s é uma das marcas mais democráticas do mundo, todas as classes sociais consomem, grande parte do mundo consome, e acho que precisamos devolver isso para a sociedade. Queremos aproveitar essa força e escala para potencializar o impacto positivo e falar o máximo possível sobre o assunto”, explica.
Para conhecer mais sobre a atuação da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.