Publicidade

Heineken convida o público e parceiros para um olhar mais sustentável

Através da criação da Plataforma Green Your City (2020), a marca afirma seu compromisso com a sustentabilidade e promete não olhar para trás.
Brinde da Heineken no MECA

Por volta de 1900, Gerard Heineken escolheu uma garrafa verde, em vez de uma castanha comum, para expressar o caráter fresco e natural da sua cerveja (Portal da Heineken).

Mais tarde, seu neto Freddy Heineken se expressaria como vendedor, não de cerveja, mas de bons momentos (gezelligheid, em holandês). Com maestria, a marca conseguiu conciliar seus atributos mais históricos com as urgentes demandas globais de nossa sociedade.

Ao imergir no jeito Heineken de ser, percebemos que todas as escolhas que a marca tem feito nos leva à uma certeza: uma empresa que não quer só vender um produto, mas ser uma catalisadora de mudança. É como se colocássemos óculos verdes e passássemos a ver tudo de uma perspectiva de ação. É a cor da esperança. Ao acreditar que podemos construir juntos um mundo melhor através de nossas ações hoje, a marca nos faz entender que cada um pode contribuir, sendo pessoa jurídica ou física. A cada plataforma de ação, a Heineken vem inovando e tornando mais sério o seu comprometimento.

Green Your City – Do Brasil para o Mundo

Lançada em 2021, a plataforma foi pioneira no mundo. Através dela, a empresa Heineken afirmou mundialmente o seu compromisso de sustentabilidade. A iniciativa engloba Economia Circular, Cidades mais Verdes e Consumo Responsável.

Chamando atenção para o meio urbano, iluminou de verde pontos icônicos de importantes cidades brasileiras. E possui 4 grandes metas de sustentabilidade até 2030:

  • Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030.
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030.
  • Biodiversidade: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030.
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. Até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

A empresa busca a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A analista sênior de sustentabilidade da Heineken, Júlia Tafner, conta como se deu a incorporação da sustentabilidade no DNA da marca.

Foi um processo, na verdade. A gente começa a internalizar mais a estratégia de sustentabilidade a partir do lançamento da plataforma (em 2021). Isso falando como marca, já que a companhia sempre teve isso muito incorporado dentro da sua estratégia. A partir do momento em que a gente absorve isso como causa de marca oficialmente, começamos a falar sobre e entendemos a importância desse papel: A gente, do tamanho da marca que tem, com a potência que tem, com a força que tem, falar sobre um assunto tão importante. Este é o nosso papel, é a nossa responsabilidade.

Segundo Júlia, a plataforma passou a ser parte integrada de todas as ações posteriores à ela. 

A meta da Green Your City diz respeito ao consumidor e aos postos de venda. Via programa Heineken Energia Verde, a gente quer garantir que até 2030, 50% dos nossos consumidores recebam energia renovável em suas casas. O programa Heineken Energia Verde, por meio da geração distribuída, faz a conexão do gerador dessa energia com o consumidor. Fazendo da Heineken um grande intermediário que conecta a oferta com a demanda, basicamente. 

Patrocínio de Eventos

Os eventos patrocinados pela marca tem em comum a circularidade de resíduos, biodiversidade contemplada nas estruturas físicas, o abastecimento das instalações por energia renovável e incentivo ao consumo responsável de álcool.

Veja também

Decathlon em ação sustentável

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

Floating Bar da Heineken

Último final de semana para curtir o Heineken Floating Bar

Rock in Rio 2024

Rock in Rio 2024: edição especial vai celebrar os 40 anos de história

Segundo Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken, o planejamento para os festivais costuma ser uma via de mão dupla. Ainda segundo ela, a Heineken possui um guideline de uma série de execuções que precisa realizar sem falta em eventos de forma geral. Ao mesmo tempo, discutem com o próprio organizador do evento o que faz sentido e o que não faz. 

A gente tem começado a colocar algumas entregas de sustentabilidade em cláusulas contratuais. Você entendeu o tamanho disso para a gente? Isso é tão sério quanto a venda de um produto, sabe? A gente acaba atrelando isso de forma contratual, sempre abrindo para o parceiro falar o que precisa, alinhando expectativas, mas sempre trabalhando essa construção, que é muito importante para a gente e para nossas parcerias, revela Júlia Tafner, analista de sustentabilidade.

Escritório da Heineken
Foto: Leandro Fonseca

Hoje a gente leva a sustentabilidade para a Fórmula 1, aos festivais, para tudo o que a gente faz. Não é mais só para a música. Ela está no que a gente faz o tempo inteiro. Ao consumir o Heineken, o consumidor já sabe que ele está fazendo o bem. Ele já sabe que ele está promovendo uma empresa que está preocupada com a sustentabilidade. É isso que a gente quer: trazer a sustentabilidade para um lugar legal, um lugar que a pessoa fale ‘estou consumindo isso aqui porque eu sei que vai gerar um impacto positivo de alguma forma’, contam Júlia e Beatrice .

Novas ações sustentáveis de evento em evento

Breve Histórico. A jornada de ativações passou por eventos como MITA, Queremos!, MECA, Popload, Rock in Rio Brasil 2022, entre outros até chegar ao The Town 2023. Todos esses festivais contaram com o patrocínio da Verdinha e em todos eles os consumidores vivenciaram experiências alinhadas à sustentabilidade.

No festival MECA de 2020, foi quando a gente lançou a iniciativa de energia verde em eventos. A gente foi uma das primeiras marcas a implementar uma usina solar dentro de um evento que abastecia as nossas ativações, diz Júlia.

A analista conta que a partir daí, a empresa começa a captar esses insights, de evento em evento, endereçando a questão da energia solar. A Heineken ainda utiliza copos plásticos, no entanto, enfatiza as ações para destinação correta, ou seja, uma redução da geração de resíduos.

Já no MITA deste ano, a gente lança oficialmente essa estratégia em que literalmente deixamos de gerar resíduos a partir do nosso próprio produto. Porque todos os copos que a gente retorna passam por uma higienização e isso entra de novo na nossa própria cadeia. A partir daí, a gente passa a mitigar completamente a geração de resíduos dentro da nossa cadeia de consumo, resume a analista de sustentabilidade.

O que esperar de futuras ações da Verdinha?

Segundo Beatrice Jordão, até o final do ano a marca segue com projetos grandiosos, como a Fórmula 1, onde repetirão a experiência com o Heineken Village. 

Estrela da Heineken no GP
O Autódromo de Interlagos se transforma em uma grande estrela. Foto: Divulgação Heineken

Em breve, a cidade de São Paulo vai ficar sabendo de um grande evento, mas ainda é confidencial, a gente não pode falar. E ano que vem a gente tem muita coisa por vir. Grandes plataformas, grandes campanhas, muitas novidades, revela Beatrice e complementa:

Convidamos os festivais também a repensarem, a se estruturarem para esse olhar sustentável. Nosso objetivo é facilitar para todo mundo, inclusive para os nossos parceiros. Green Your City está completamente incorporada em tudo o que a gente faz, virou o nosso modo de realizar todas as nossas execuções, todas as novidades, plataformas. Essa é a diferença daqui pra frente.

As inovações não param por aí

Em parceria com o cientista comportamental dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, a marca adotará o “Good Time Index”, uma nova métrica para mensurar o que estaria relacionado à essência de bons momentos em consumidores em escala global. Com isso, a Heineken tem como objetivo criar as condições perfeitas para bons momentos a partir de cinco pilares: vivenciar momentos elevados, convívio de qualidade, equilíbrio e moderação, senso de propósito e sentimento de mente aberta.

Good times Index da Heineken
Good Times Index. Foto: Divulgação Heineken

Confira a matéria do Meio Sustentável sobre a Campanha Global que celebra os 150 anos da marca e as ações sustentáveis da Heineken no The Town 2023.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Floating Bar da Heineken

Último final de semana para curtir o Heineken Floating Bar

apoio à agricultura urbana

MMA lança edital para apoiar iniciativas de compostagem e agricultura urbana

Glitter ameaça vida nos oceanos

Glitter afeta crescimento de organismos fundamentais para o oceano

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente