LONDRES (Reuters) – Os Estados Unidos e parceiros estão trabalhando em 15 projetos para garantir o fornecimento de minerais essenciais necessários para veículos elétricos e para a transição energética, disse uma autoridade sênior dos EUA nesta quinta-feira, 05/10.
A Parceria para a Segurança Mineral (MSP), formada no ano passado por 14 governos, visa garantir o fornecimento adequado de minerais como o lítio e as terras raras para cumprir as metas de carbono zero.
“Estamos agora analisando 15 projetos nos cinco continentes, que vão da extração ao processamento”, disse José Fernandez, subsecretário de crescimento econômico, energia e meio ambiente do Departamento de Estado dos EUA, em uma coletiva de imprensa em Londres.
“Nossa intenção é fechar alguns negócios nos próximos meses.”
Ele se recusou a dar detalhes sobre as empresas envolvidas, mas disse que pelo menos um dos projetos está na Grã-Bretanha.
O MSP, co-organizado pela Grã-Bretanha, se reunirá na próxima semana durante o encontro da indústria London Metal Exchange (LME) Week, acrescentou.
O MSP visa facilitar negócios entre empresas privadas e ajudar no financiamento, inclusive por bancos comerciais como o Banco de Exportação e Importação (EXIM) do governo dos EUA, disse Fernandez. Os outros membros do MSP são a União Europeia, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Itália, Suécia, Finlândia, Noruega, Japão, Índia e Coreia do Sul.
Fernandez disse estar confiante de que os Estados Unidos selarão um acordo para permitir que minerais críticos extraídos ou processados na Grã-Bretanha se qualifiquem para incentivos fiscais para veículos limpos dos EUA.
Na segunda-feira, Fernández disse que os Estados Unidos estavam otimistas em alcançar tal acordo com a União Européia e que Washington assinou um acordo mineral com o Japão em Março.
“Essas conversas são intensas, estão em andamento e temos todas as expectativas de que resultem em um acordo”, disse Fernandez.
A Lei de Redução da Inflação dos EUA fornece um crédito fiscal de US$ 7.500 sobre VEs comprados nos EUA se uma porcentagem dos minerais críticos para baterias for proveniente dos Estados Unidos ou de um parceiro de livre comércio.
Reportagem de Eric Onstad para Reuters. Leia o Original.